Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Luiz Sérgio fala no Bom Dia Ministro sobre a Semana do Peixe e a pesca turística

Luiz Sérgio fala no Bom Dia Ministro sobre a Semana do Peixe e a pesca turística

por Portal do Planalto publicado 14/09/2011 12h24, última modificação 04/07/2014 14h52
No Bom Dia Ministro, Luiz Sérgio fala sobre a Semana do Peixe que ocorre entre os dias 11 e 24 de setembro e tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente, com foco na alimentação saudável

 


O Bom Dia Ministro desta quinta-feira (15/9) entrevista o ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio. No programa, o Ministro falará sobre a Semana do Peixe, que ocorre entre os dias 11 e 24 de setembro, o registro geral do aquicultor e o desenvolvimento da pesca turística no país. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

A 8ª edição da Semana do Peixe tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente, com foco na alimentação saudável. Serão distribuídas cartilhas aos consumidores em todo o país contendo informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado, e diversas receitas regionais e melhoradas nutricionalmente, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras. Serão distribuídos, ainda, cartazes para serem afixados em bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.

Em vários estados, durante a Semana do Peixe, pescadores e aquicultores comercializam suas produções diretamente com os consumidores finais. A aproximação dos pescadores e aquicultores com os consumidores é uma das metas do Ministério da Pesca e Aqüicultura, que está implantando no país Terminais Pesqueiros Públicos (TPP), Centros de Integração da Pesca Artesanal (CIPAR), distribuindo Kits Feira, e Caminhões Feira do Peixe.

Pesca e turismo – Os Ministérios da Pesca e do Turismo firmaram acordo para promover o fortalecimento e o crescimento da relação entre a pesca amadora e a atividade turística no Brasil. A pesca esportiva aquece a economia, movimenta o comércio, a indústria, o setor hoteleiro e todo o setor de turismo e de serviços. A partir do acordo, o governo federal poderá identificar e propor estratégias para o desenvolvimento e consolidação de destinos e roteiros turísticos relacionados ao turismo de pesca; além de conhecer o perfil dos turistas nacionais e internacionais que visitam o país, tendo como motivação a prática da atividade. Juntos, os dois Ministérios poderão realizar estudos e avaliar o impacto econômico desta atividade turística nos municípios com vocação para a pesca amadora.

Registro Geral do Aquicultor – Outro tema em discussão no Bom Dia Ministro será o Registro Geral do Aquicultor. Agora, o aquicultor pode iniciar o trâmite de regularização no MPA através da obtenção do Registro, que tem caráter preliminar. Desta forma, será possível orientar melhor o interessado na busca da licença ambiental.

Dentre as categorias que devem estar inscritas no RGP, está a de Aquicultor, que passa a ser regulamentada pela IN nº 06. Conforme definição da Lei da Pesca e Aquicultura, o aquicultor é a pessoa física ou jurídica que, registrada e licenciada pelas autoridades competentes, exerce a aquicultura com fins comerciais.

Participam do programa, ao vivo, as rádios: Verdes Mares (Fortaleza/CE); Grande Rio AM (Petrolina/PE); São Francisco 670 AM (Anápolis/GO); Iguaçú AM 1370 (Curitiba/PR); Sete Colinas AM (Uberaba/MG); Difusora Acreana (Rio Branco/AC); Nacional do RJ AM (Rio de Janeiro/RJ); Clube Bandeirantes 1350 AM (Itajaí/SC); Difusora de Mossoró (Mossoró/RN); Redesim Sat (Vitória/ES); Alternativa FM (Várzea Grande/MT); Furg FM (Rio Grande/RS); Folha AM (Boa Vista/RR); Guarujá AM (Guarujá/SP); e Boas Novas 660 AM (Porto Velho/RO).

O Programa Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela NBr TV e pode ser acompanhado por meio do link no portal da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no portal da Presidência da República.

Mais informações
Departamento de Relacionamento com a Mídia Regional (61) 3411-1370/1601
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Ouça a íntegra da entrevista (1h) do ministro Luiz Sérgio no programa Bom Dia Ministro.

Assunto(s): Governo federal