Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Iriny Lopes fala sobre políticas para mulheres no Bom Dia Ministro

Iriny Lopes fala sobre políticas para mulheres no Bom Dia Ministro

por Portal do Planalto publicado 28/06/2011 17h31, última modificação 04/07/2014 14h51
Iriny Lopes fala no programa sobre reforma política e representação feminina, o Plano Plurianual 2008-2011 e a 3a Conferência de Políticas para as Mulheres

 

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, é a entrevistada do programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (26/5). Na pauta do programa, a Ministra vai falar sobre reforma política e representação feminina, o Plano Plurianual 2008-2011 e a 3a Conferência de Políticas para as Mulheres. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo pela TV NBR e via satélite, das 8h às 9h.

Uma das principais frentes de luta pela conquista da igualdade entre mulheres e homens no Brasil está na representação política. Apesar de formar 51% do eleitorado do país, as mulheres ainda são minoria no Congresso Nacional, nas assembléias legislativas e câmaras de vereadores. De acordo com a União Interparlamentar, o Brasil ocupa o penúltimo lugar nas Américas na participação das mulheres no parlamento, ficando atrás apenas do Panamá.

Dos 513 deputados da Câmara dos Deputados, somente 44 são mulheres, o que corresponde a 8,6%. No Senado, são 13 mulheres de 81 representantes. Isso equivale a 16%. Dos 27 partidos que disputaram a última eleição, 22 conseguiram representação na Câmara Federal. Destes, oito partidos não elegeram nenhuma mulher. A eleição do ano passado, que levou uma mulher à Presidência da República, foi a primeira em que vigorou a lei de cotas, buscando garantir um mínimo de 30% de candidaturas femininas.

Prevenção à violência – Durante o programa, a Ministra também deve abordar as políticas públicas desenvolvidas para as mulheres brasileiras. No Plano Plurianual 2008-2011, a política para as mulheres permeia todos os órgãos do governo federal, buscando garantir os direitos fundamentais estabelecidos na Constituição. Especificamente em relação aos programas orçamentários sob a responsabilidade direta da SPM, o PPA em vigor explicita os recursos e as metas físicas previstas para os seguintes programas: Prevenção e Enfrentamento da Violência contras as Mulheres, Programa Cidadania e Efetivação dos Direitos das Mulheres e Gestão da Transversalidade de Gênero nas Políticas Públicas.

Conferência – A Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, é responsável ainda pela 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que começa com as etapas municipais em 1º de julho e termina em Brasília, no período de 12 a 14 de dezembro, com a presença de mais de 3 mil mulheres. A 3ª Conferência tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.

Participam do programa desta quinta-feira (26), com perguntas ao vivo, as rádios MEC 800 AM (Rio de Janeiro/RJ), Clube (Belém/PA), Bandeirantes (São Paulo/SP), Guarathan (Santa Maria/RS), Sociedade (Salvador/BA), América AM (Vitória/ES), Difusora Acreana (Rio Branco/AC), BandNews FM (Brasília/DF), 104 FM (Campo Grande/MS), Rio Mar (Manaus/AM), Globo AM (Governador Valadares/MG), Catedral (Juiz de Fora/MG), CBN Foz (Foz do Iguaçu/PR), Educadora 950 AM (Sobral/CE), Emissora Rural (Petrolina/PE).

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. 

 

Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (58min50s) da ministra Iriny Lopes no programa Bom Dia MInistro.