Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro entrevista Antonio Patriota sobre a política externa do Brasil

Bom Dia Ministro entrevista Antonio Patriota sobre a política externa do Brasil

por Portal do Planalto publicado 29/06/2011 15h41, última modificação 04/07/2014 14h51
Antonio de Aguiar Patriota fala no programa sobre os preparativos para a visita de Obama ao Brasil, e também sobre a visita da presidenta Dilma à China em abril

 

O ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, é o entrevistado do Programa Bom Dia Ministro nesta sexta-feira (18). Patriota vai falar, entre outros assuntos, sobre os preparativos para a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, em março, e também sobre a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, em abril. O chanceler vai discutir, ainda, a importância do Brasil no cenário global e sua atuação no Haiti, na África e seu papel na Organização das Nações Unidas (ONU) e nas discussões sobre a reforma da Governança Global. A entrevista é transmitida ao vivo pela NBR TV e via satélite, das 8h às 9h.

Trabalhar pela integração sul-americana é prioridade da política externa brasileira, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. A prioridade brasileira em favor dos vizinhos está ancorada em interesses concretos: a estabilidade política, o desenvolvimento social e a prosperidade de nossos vizinhos são fundamentais para o Brasil. No plano comercial, as exportações para essa região, no âmbito do Mercosul e da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), são responsáveis por 61% do superávit comercial do país. Além disso, 92% das exportações brasileiras para seus parceiros no Mercosul são constituídos por produtos industrializados.

Obama no Brasil – Nos últimos anos, o Brasil também passou a investir na economia norte-americana, ampliando ainda mais a integração entre os dois países. A visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março próximo, demonstra, na esfera política, a aproximação crescente entre os dois países nos mais diversos setores. Estão em vigor cerca de 25 mecanismos de concertação entre Brasil e Estados Unidos em áreas como Meio Ambiente, Mudança do Clima, Saúde, Educação, Igualdade Étnico-Racial, Igualdade de Gênero, Economia, Comércio, Assuntos Consulares, Agricultura, Ciência e Tecnologia, Energia, Biocombustíveis e Defesa.

Para dar apoio e orientação política a esse conjunto de iniciativas, foi estabelecido o Diálogo de Parceria Global entre Brasil e EUA, durante a visita da Secretária de Estado, Hillary Clinton, no ano passado. A importância do Brasil para os EUA vem crescendo, particularmente no âmbito econômico e comercial. Os EUA foram, por décadas, o principal destino das exportações brasileiras e o maior investidor no país.

Dilma na China – Outro tema que será tratado pelo ministro Patriota durante a entrevista é a visita da presidenta Dilma Rousseff à China, principal parceiro comercial do Brasil, em abril. O fluxo comercial entre os dois países atingiu US$ 45 bilhões em 2010, com um superávit de US$ 5 bilhões para o Brasil. A visita objetivará identificar novas oportunidades comerciais oferecidas por um país de 1,4 bilhão de habitantes, bem como buscar a diversificação da nossa pauta exportadora, ainda muito focada em produtos primários.

Na China, a presidenta também participará de uma reunião de cúpula dos BRICs, grupo atualmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Essas economias emergentes, que já representam grande parcela do crescimento do produto mundial, receberão a África do Sul como quinto membro.

Participam do programa as rádios: Itatiaia (Belo Horizonte/MG); Guaíba (Porto Alegre/RS); Difusora (Goiânia/GO); Amazonas FM (Manaus/AM); Mec 800 AM (Rio de Janeiro/RJ); CBN (Brasília/DF); Difusora (Mossoró/RN); Cultura (Foz do Iguaçu/PR); Tupi AM (São Paulo/SP); Boas Novas 1270 AM (Belém/PA); Grande FM (Dourados/MS); Verdes Mares (Fortaleza/CE); Educadora 107,5 FM (Salvador/BA); Boas Novas 580 AM (Recife/PE); Tribuna 590 AM (Vitória/ES); e Difusora Acreana (Rio Branco/AC).

O Programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min27s) do ministro Antonio Patriota no programa Bom Dia Ministro.