Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro: Aeroportos terão novo modo de operação a partir de 06 de junho

Bom Dia Ministro: Aeroportos terão novo modo de operação a partir de 06 de junho

por Portal Planalto publicado 03/06/2014 11h39, última modificação 03/06/2014 12h22
Para garantir mais agilidade e segurança aos passageiros durante a Copa do Mundo, os aeroportos entrarão em um novo modo de operação a partir de 6 de junho. Radialistas de todo o País vão entrevistar o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, no programa Bom Dia, Ministro que vai ao ar nesta terça-feira (03) e apresenta a preparação dos aeroportos para o Mundial

 

Para garantir mais agilidade e segurança aos passageiros durante a Copa do Mundo, os aeroportos entrarão em um novo modo de operação a partir de 6 de junho. Radialistas de todo o País vão entrevistar o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, no programa Bom Dia Ministro que vai ao ar nesta terça-feira (03) e apresenta a preparação dos aeroportos para o Mundial. 

As equipes dos órgãos públicos nos aeroportos serão reforçadas : aumento de 209% nos 45 dias da competição. Nos dias de jogo só serão permitidos voo de aeronaves relacionadas com o evento e devidamente autorizadas numa área de 7,2 quilômetros de diâmetro em volta de cada estádio. A exclusão aérea será ativada em períodos que vão de 5 a 7 horas e que incluem a duração do jogo. 

Os voos de carreira têm prioridade e não serão alterados. Mas aviões particulares, a chamada aviação geral, estarão sujeitos à disponibilidade de “vaga” nos aeroportos coordenados. Para evitar “engarrafamento de jatinhos” nos aeroportos, foram disponibilizadas 1.641 vagas extras de estacionamento de aviões privados em 90 aeroportos do país.

As principais aéreas deverão apresentar à Anac os planos de contingência para o período do Mundial. Todas deverão adotar medidas como a ocupação máxima de balcões de check-in nos horários de pico, a suspensão da prática de “overbooking” (venda de assentos superior à capacidade do avião), aumento no número de aviões reservas e mudança nos horários de manutenção programada de suas aeronaves.

O programa é transmitido ao vivo pela TV NBR das 9h às 10h e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República http://www.planalto.gov.br. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais informações

Secretaria de Imprensa (61) 3411-1100/1223

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min18s) do ministro Moreira Franco