Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro aborda as ações do Ministério da Justiça no combate ao crack e no enfrentamento à violência

Bom Dia Ministro aborda as ações do Ministério da Justiça no combate ao crack e no enfrentamento à violência

por Portal do Planalto publicado 29/06/2011 14h03, última modificação 04/07/2014 14h51
José Eduardo Cardozo fala sobre a política de enfrentamento ao crack e outras drogas, as ações contra o tráfico de pessoas, a Caravana da Anistia e o Mapa da Violência

 

 O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é o entrevistado desta terça-feira (22/3) do programa Bom Dia Ministro. No programa, ele falará sobre a política de enfrentamento ao crack e outras drogas, as ações contra o tráfico de pessoas e a Caravana da Anistia. Cardozo também irá abordar na entrevista o Mapa da Violência, um estudo que aponta como a violência tem levado à morte especialmente os jovens. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e transmitida ao vivo, via satélite, e também pela TV NBR, das 8h às 9h.

Durante entrevista, o Ministro falará sobre ações da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), que foi recentemente incorporada à estrutura do Ministério da Justiça. Tem como uma das principais ações, lançada em 2010, a Política Integrada de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Por apresentar uma característica articuladora, o Plano Integrado desenvolve ações com os ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Departamento de Polícia Federal, além de outros órgãos, como universidades federais e hospitais universitários. Solicitada pela Secretaria, a expectativa é que seja lançado este ano os resultados de uma pesquisa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz que aborda o perfil de usuários de crack e outras drogas no mundo. A pesquisa foi feita com 25 mil pessoas.

Já o Mapa da Violência é um estudo que faz diagnóstico de como a violência tem levado à morte os brasileiros – especialmente os jovens – nos grandes centros urbanos e também no interior. Coordenado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, o Ministério da Justiça apoiou o estudo, que serve de subsídio a políticas públicas de enfrentamento à violência. Tem como fonte dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que aponta o crescimento das mortes de jovens por homicídio, acidentes de trânsito e suicídio.

Outro tema na pauta do Bom Dia Ministro é o enfrentamento ao tráfico de pessoas, um assunto relativamente novo no Brasil. As primeiras discussões resultaram na Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em 2006, que levou à elaboração, em 2008, do I Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Foram criados seis Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Pernambuco, Acre e Goiás – e 5 Postos Avançados de Recepção de Brasileiros(as) Deportados(as) e Não-Admitidos(as) –  Pará, São Paulo, Rio e dois no Acre.

Caravana da Anistia - A ação criada em 2008 visa descentralizar sessões regulares da Comissão de Anistia que acontecem na sede do Ministério da Justiça, em Brasília. Desta forma amplia a participação da sociedade civil aos atos reparatórios oficiais; propicia o debate e a reflexão sobre o período de exceção e difunde a história das pessoas que foram perseguidas e torturadas. As Caravanas atuam para dar visibilidade à luta política e ao papel desempenhado pelos ex-perseguidos, partidos e organizações clandestinas em prol da democracia e da anistia política.

Até dezembro de 2010 já foram realizadas 47 edições das Caravanas da Anistia, em 18 estados do país e Distrito Federal, atingindo um público direto de mais de 15 mil pessoas.

O Programa Bom Dia Ministro é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da “Voz do Brasil”. Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (56min57s) do ministro José Eduardo Cardozo no programa Bom Dia Ministro.