Você está aqui: Página Inicial > Mandatos de Dilma Rousseff (2011-2015 e 2015-2016) > Bom Dia Ministro > Bom Dia Ministro > No Bom Dia Ministro, presidente do Banco Central fala sobre inclusão financeira e controle da inflação

No Bom Dia Ministro, presidente do Banco Central fala sobre inclusão financeira e controle da inflação

por Portal do Planalto publicado 12/08/2011 15h16, última modificação 04/07/2014 14h52
Alexandre Tombini conversa sobre inclusão financeira e controle da inflação

 

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, é o entrevistado do programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (4/8). Durante a entrevista, ao vivo para emissoras de rádio de todas as regiões do Brasil, Tombini deve abordar temas como o controle da inflação, crédito e inclusão financeira. A entrevista é produzida e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República,  transmitida ao vivo pela TV NBR, e também via satélite, das 8h às 9h.

No início de 2011, o Banco Central já tinha um diagnóstico claro de que o ritmo de crescimento da economia brasileira, combinado com outros fatores, tais como a alta dos preços das commodities internacionais, estava gerando pressões inflacionárias. Já na sua primeira reunião de 2011, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC deu início a um processo de ajuste das condições monetárias. Decorridos pouco mais de sete meses, é possível observar os primeiros resultados.

A inflação mensal desacelerou nos últimos dois meses, e a inflação de junho foi a menor desde agosto de 2010. A média mensal projetada pelo mercado para o segundo semestre de 2011 é compatível com o centro da meta para a inflação. De acordo com o BC, a inflação está em trajetória declinante, mas, se houver necessidade, o governo federal não hesitará em adotar medidas para garantir a convergência da inflação ao centro da meta em 2012.

Crédito – O volume de crédito na economia brasileira dobrou nos últimos anos, se aproximando da marca de 50% do PIB. Essa expansão propiciou a melhoria das condições de vida de milhões de famílias que, com os recursos obtidos, puderam adquirir novos bens de consumo e também realizar o sonho da casa própria. O crescimento do crédito também beneficiou o setor produtivo, permitindo que milhares de micro e pequenos empreendimentos fossem instalados ou expandidos, sem falar de grandes projetos industriais e de infraestrutura implantados nos últimos anos, que contaram com financiamento de bancos públicos e privados.

Para o Banco Central, a expansão do crédito está se dando de forma segura. O nível de capitalização do sistema financeiro brasileiro é elevado para os padrões internacionais e, recentemente, o BC tomou medidas no sentido de inibir que os bancos realizem operações de risco muito elevado e de evitar que as famílias se endividem em demasia.

Inclusão financeira – Assim como a expansão do crédito, a inclusão financeira contribui para a redução de desigualdades sociais e para o desenvolvimento econômico de qualquer país. Por isso, o Banco Central do Brasil vem conduzindo uma agenda extensa para ampliar a inclusão financeira. Em 2011, o governo aperfeiçoou as normas sobre correspondentes bancários, para assegurar o desenvolvimento desse importante canal de acesso a serviços financeiros. Atualmente, todos os municípios brasileiros contam com pelo menos um canal de acesso ao sistema financeiro. As instituições financeiras possuem cerca de 20 mil agências. São quase 160 mil correspondentes bancários, mais de 50 mil postos de atendimento e 165 mil caixas eletrônicos.

Participam do programa, com perguntas ao vivo, as rádios Tupi (Rio De Janeiro/RJ), Amazonas FM ( Manaus/AM), Capital AM  (São Paulo/SP), 730 AM (Goiânia/GO), Itatiaia (Belo Horizonte/MG), Banda B (Curitiba/PR), Bandeirantes (Ribeirão Preto/SP), Difusora Caxiense (Caxias Do Sul/RS), Verdes Mares (Fortaleza/CE), Gazeta/CBN (Cuiabá/MT), Belém FM (Belém/PA), Gaúcha (Porto Alegre/RS), Mais FM (Joinville/SC), CBN (Recife/PE) e Sociedade (Salvador/BA).

O Programa é transmitido ao vivo pela NBR TV e pode ser acompanhado por meio do link no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

 

Mais Informações
Secretaria de Imprensa (61) 3411.1370
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Ouça a íntegra da entrevista (59min17s) do Alexandre Tombini no programa Bom Dia Ministro.